SAM THE KID

Sam The Kid, igualmente conhecido por STK, é o nome artístico de Samuel Mira. Oriundo de Chelas e nascido em 1979, Sam The Kid é à data de hoje considerado um dos maiores nomes do rap português e um dos mais importantes produtores musicais do género. Figura incontornável da música portuguesa, foi na Zona I, no famoso quarto mágico em Chelas, que fez nascer os primeiros beats e rimas ainda em 1993. O primeiro álbum Entre(tanto) surge em 1999 e deste então é já detentor de várias das maiores obras do hip hop nacional. O talento de construir fases continuou a estar bem patente nos próximos trabalhos, e Sobre(tudo), editado em 2002, veio confirmar isso mesmo. Ainda em 2002 edita Beats Vol 1: Amor — instrumentais, e em 2006 surge o quarto álbum, Pratica(mente), galardoado com Disco de Ouro.

Em 2009 nasce o projeto Orelha Negra, no qual Sam The Kid em conjunto com Fred Pinto Ferreira, João Gomes, Francisco Rebelo e o DJ Cruzfader, produzem canções instrumentais nas quais se fundem vários estilos. Até à data já foram editados três álbuns e duas mixtapes.

Em 2018, após um longo período de espera por parte dos fãs surge finalmente um novo álbum de estúdio de Sam The Kid. “Mechelas” conta com 18 temas de originais, onde participam, em 17 destes, várias vozes de peso do hip hop nacional como Boss AC, Sir Scratch, Bob da Rage Sense, Bispo, Maze, GROGNation, entre outros. “Sendo Assim” é a faixa do disco que marca o regresso do rapper a solo nas rimas. Todos os temas foram musicados e produzidos pelo próprio e foi a primeira compilação com carimbo TV Chelas. Desde então a plataforma digital dedicada ao hip hop já viu nascer mais dois novos discos, “Caixa De Ritmos” (2020) e “Um café e a conta” (2021).

Mas não é só de rimas e beats que Sam The Kid se alimenta, e o orgulho pela sua identidade, que respeita acima de tudo, levou-o a explorar novas formas de expressão para dar a conhecer ainda mais a fundo a cultura do hip hop underground. TV Chelas nasce precisamente com esse intuito, um espaço livre para as palavras, para as rimas e para as ideias, que tem como plataforma de distribuição principal o YouTube, com vários conteúdos originais, que vão desde música, a videoclipes, entrevistas e podcasts. Existe ainda o site oficial, que, para além de agregar todos os conteúdos do projeto, conta também com uma loja oficial onde o artista reúne o seu merchandising oficial, a sua discografia completa, e ainda discos e vinis de outros artistas. O projeto pessoal de STK já conta com várias rubricas de sucesso, como é o caso de Flawless Rádio, um programa que nasceu como podcast na TV Chelas e que ganhou nova vida na Antena 3 desde 2021. “Assim ou Assado” é outro dos triunfos do rapper, que em conjunto com o professor universitário Marco Neves escrutina a língua portuguesa como poucos o fazem. “Três Pancadas” e “Na Mira” são outros dois podcasts desenvolvidos pelo artista e já bem conhecidos pelo público, duas obras essenciais para a descoberta sobre a história do hip hop nacional. Sam The Kid já atuou nas maiores salas e festivais nacionais tanto com artista a solo, como ao lado de muitas das suas colaborações e projetos especiais, como é o caso de Classe Crua. Atualmente encontra-se na estrada com o espetáculo “Sam the Kid com Orquestra e Orelha Negra”. MC, produtor, precursor, vanguardista, engenheiro de grande parte das fundações do hip hop tuga, Sam The Kid é sem dúvida um dos mais importantes impulsionadores do género e acima de tudo inspiração máxima para as mais jovens gerações.